Click Here For Free Blog Templates!!!
Blogaholic Designs

Pages

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval, festa da Carne

Olá

Carnaval, festa da carne!
Sim da carne, não só da nossa....Quando pensamos em carnaval, irremediavelmente pensamos em excessos, não é mesmo?
Bom, é que as pessoas "exageram" na alegria....
O que eu gostaria de passar para vocês é que o Carnaval é uma festa muito, mas muito antiga.
Muito antes da nossa Era Cristã já existia o Carnaval. Talvez não com este nome.
Se vocês procurarem, vocês vão encontrar as origens, suposições de onde começou e coisas assim.
O que importa saber:
Na antiguidade, era muito importante ter alimento, como é ainda hoje.
Só que nossos antepassados não tinham supermercados!
Eles dependiam da terra, água, do bom tempo. De boas sementes e muito, muito trabalho.
No hemisfério norte, onde as estações são muito marcadas, inverno com neve, muito frio.
As folhas das árvores caem, parece que a Natureza toda dorme.
A primavera, quando a vida voltava aos campos.
Verão de temperaturas amenas, e outono, tempo em que aconteciam as colheitas.
Aqui, no hemisfério sul, as estações não são tão marcadas, não temos este adormecimento da terra, então muitas vezes não prestamos atenção nas mudanças.
Muitos de nós, principalmente aqueles que vivem em grandes polos, cidades, não sabemos mais quando é época de determinada fruta.
Nossos antepassados faziam uma festa, na metade do verão, para saudar a chegada do outono, quando as árvores e os bichos estavam prontos.
O povo das aldeias se reuniam e cantavam, brincavam, bebiam e se alegravam.
Davam graças à Terra, a Grande Mãe, pela fartura.
Em qualquer canto do mundo, sempre existiu uma festa da colheita.
Sempre se deu graças com canto, comida e bebida, alegria e também, como hoje em dia, exageros.
O segredo em qualquer tempo é aproveitar, se alegrar, dar graças, se preparar para a colheita.
O Velhinho sempre nos disse que devemos prestar atenção nos dois lados do caminho, hora cheirando uma florzinha aqui, hora prestando atenção à uma pedrinha ali. Mas sempre seguindo em frente, pelo Caminho do Meio.
Na nossa religião, se fala muito de "ambiente carregado" de "espíritos ruins" que povoam os bailes de carnaval para se aproveitar de encarnados incautos.
Isto é verdade. Mas não é toda verdade.
Coisas ruins, espíritos ruins, estão em todos os lugares, em todas as horas, não só no carnaval.
Então o que fazer?
Esteja atento, não cometa excessos. Principalmente no que diz respeito à bebida e drogas.
Tanto bebida quanto drogas tiram o nosso centro, não permitem que usemos nossas faculdades de raciocínio lógico e que dirá nossa intuição.
Se vocês estiverem inteiros dentro dos seus corpos, atentos, acordados, poderão aproveitar melhor a festa com todas as suas cores, cheiros, sabores...
E se algo ou alguma coisa não estiver de acordo, vocês estarão em condições de partir para outra, ir embora, sair de uma situação de risco.
Então, crianças, vão brincar!
E se preparem para um novo começo.
O Ano Novo começa em março!
E vou falar disto mais à fundo.
Beijos no coração de todos.



0 comentários:

Postar um comentário