Click Here For Free Blog Templates!!!
Blogaholic Designs

Pages

sábado, 21 de julho de 2012


                                    Oxalá

Este post é dedicado ao Orixá maior, na Umbanda e no Candomblé, Oxalá.Seja ele chamado de Jesus, Krishna ou Oxalá, a sua mensagem é sempre a mesma:Perdão, paz, amor, luz, não importa o idioma.



Dia: Sexta-feira
Cor: Branco leitoso.
Simbolo: Opáxoró
Elementos: Atmosfera e Céu
Domínios: Poder procriador masculino, Criação, Vida e Morte
Saudação: Epa Bàbá
OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ). OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas.
Em África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun. O mais importante entre todos eles chama-se Orixalá (Òrìsanlà), ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei do pano branco. Eram cerca de 154 Orixás Fun Fun, mas no Brasil e na Europa a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois, Orixá Olùfón, rei de Ifón (Oxalufã) e Orixá Ógìyán, o comedor de inhame e rei de Egigbó (Oxaguiã), se tornaram as suas expressões mais conhecidas.
A designação de Orixá Fun Fun deve-se ao facto de a cor branca se configurar como a cor da criação, guardando a essência de todas as demais. O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. O nome Orisanlá foi contraído e deu origem à palavra Oxalá, e com esse nome o grande Deus-pai passou a ser conhecido no Brasil e na Europa. Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades das suas duas configurações principais: Òsálufón, Osagiyan, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro mais velho e paciente.
Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.
A maior interdição de Oxalá é de facto o azeite-de-dendê, que jamais deve macular as suas roupas, os seus objectos sagrados e muito menos o seu Alá. A única coisa vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ikodidè, prova de sua submissão ao poder genitor feminino.
O Alá representa a própria criação, está intimamente relacionado com a concepção de cada ser; é a síntese do poder criador masculino. A sua função primeira já remete ao seu significado profundo. A acção de cobrir não evoca somente protecção, zelo, denota a actividade masculina no acto sexual.
No Xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade, o único Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo teto, o grande Alá que nos cobre e protege, o céu.





Características do filho de Oxalufã
O tipo físico de OXALUFÃ é frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados. Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade. Oxalufã é o poente.





Características do filho de Oxaguiã
O tipo OXAGUIÃ é um jovem guerreiro combativo. Normalmente tem boa aparência, podem ser altos, baixos, forte e magros, pois seu arquetipo não o traduz, não é agressivo nem brutal, teimosos, individualistas e altruístas. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e ao mesmo tempo teem muita seriedade e não perdoam a Injustiça. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhosos, gostam da boa briga pela boa causa, às vezes, uma espécie de D. Quixote. Os seus pensamentos originais geralmente antecipam os da sua época. Ele é o nascente e o dono das manhãs.

Fonte: ocandomblé.wordpress.com, os nossos sinceros agradecimentos!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Júpiter



Em nosso último post falamos que o planeta que rege o orixá Xangô é Jupiter.
Vamos falar então deste planeta, conhecer sua energia e talvez aprender à aproveitá-la em nossas vidas?

Júpiter

Rege a riqueza, o tempo de lazer,os grandes negócios, a mente superior, o otimismo, a altura, o crescimento, a moralidade, a prosperidade e a indulgência.
Rege também a educação superior, o raciocínio filosófico, as apirações, os esportes, a boa sorte, as viagens longas, a caça e o amor pelos animais.
Júpiter é o juiz, o advogado e o protetor. Júpiter, em astrologia, é chamado de o Grande Benéfico.
A ação de Júpiter é ordenada e promove a saúde e o crescimento.
Mas ele também pode trazer energias não tão boas, o excessivo prazer pela comida que conduz ao alargamento da cintura, o zelo religioso exagerado que gera fanatismo. Entusiasmo e oportunismo excessivos que podem provocar desapontamentos.
A energia de Júpiter pode fugir alegremente... 

Na mitologia

 O deus romano Júpiter, Zeus para os gregos e as divindades paralelas em outras culturas, algumas vezes parecem ser mais poderosas até mesmo que os deuses do Sol. Talvez porque os deuses de Júpiter são retratados como sendo mais próximos e mais compreensivos.
A sabedoria, o aprendizado e a justiça eram seus atributos.
O trovão e o raio, o seu poder visível.
Thor ( mitologia nórdica), Donar (mitologia germânica) e Indra ( mitologia hindu) são deuses extrovertidos, poderosos, governando os trovões, enquanto Vishnu , o guardião, representa a mais profunda sabedoria de Júpiter.






O meio-círculo (da alma) procura se elevar acima da matéria (cruz). Expansão da alma. 

Este grande planeta rege em nosso corpo: o sangue arterial, fígado, coxas, quadris, pés, orelha direita, testa, o glicogênio e tecidos gordurosos e o pâncreas.
Em astrologia:
Regente do signo de Sagitário, co- regente do signo de Peixes.

Paz

Créditos
Trechos extraídos dos livros: Curso Básico de Astrologia, Editora Pensamento 
                                             Como Interpretar seu mapa astral, editora Nova Fonteira




Achamos apropriado falar de um Orixá que é sincretizado (comparado, igualado) com alguns santos católicos que são festejados neste mês de Junho.
Vamos falar do Orixá Xangô.
Entendendo a palavra Orixá, esta palavra vem do idioma yorubá, idioma  falado na Africa por alguns grupos, tribos denominados yorubás.
Algumas tribos destes grupos foram trazidos ao Brasil por navios negreiros, e chegando aqui deixaram seus costumes e crenças misturados a nossa cultura.
Desta e de outras histórias falaremos em outro post, ok? 
Significado da palavra Orixá:

Ori = cabeça
Xá = pai ou dono senhor

Neste mês de Junho, temos as festas Juninas, Santo Antonio dia 13 de Junho, São João Batista dia 24 de Junho e São Pedro dia 29 de Junho.
Acredito que da história de cada um deste santos católicos todos nós sabemos um pouco, se não, seria interessante saber da história de vida e do trabalho que cada um deles realizou em sua passagem pela vida terrena.
Conhecimento é sempre bom, acreditem!
Então vamos ao nosso tópico;
Xangô ou SÒNGÓ, é uma divindade do raio e do trovão yorubana.
Na Umbanda o conhecemos como Senhor da Justiça.
 O Orixá Xangô corresponde a nossa necessidade de discernimento, justiça, estudo, raciocínio concreto e metódico.


CARACTERÍSTICAS
Cor   Marrom (branco e vermelho)
Fio de Contas   Marrom leitosa
Ervas   Erva de São João, Erva de Santa Maria, Beti Cheiroso, Nega Mina,
Elevante, Cordão de Frade, Jarrinha, Erva de Bicho, Erva Tostão, Manjericão
Caruru, Para raio, Umbaúba. (Em algumas casas: Xequelê)
Símbolo          Machado, machado de duas faces
Pontos da Natureza         Pedreiras e Montanhas
Flores    Cravos Vermelhos e brancos
Essências    Cravo (flor) brancos e vermelhos
Pedras    Meteorito, pirita, jaspe.
Metal     Estanho
Saúde    fígado e vesícula
Planeta      Júpiter
Dia da Semana      Quarta-Feira
Elemento      Fogo
Chacra     Cardíaco
Saudação         Kaô Cabecile (Opanixé ô Kaô)
Bebida      Cerveja Preta, Vinho tinto seco
Animais              Tartaruga, Carneiro
Domínios   Montanhas, raios, trovão e pedreiras.
Data Comemorativa 30 de Setembro (Candomblé)
Sincretismo:      São José, Santo Antônio, São Pedro, Moisés, São João Batista, São
Gerônimo.

 Oferendas 

• Toalha ou pano marrom; • velas branca e marrom; • fitas branca e marrom; • linhas bran­ca e marrom; • frutas (abacaxi, melão, manga, melancia, figo, caqui, laranja, goiaba verme­lha); • vinho tinto seco; cerveja preta; • comidas (quiabos picados em rodelas e levemente co­zido, rabada cozida com cebolas cortadas em rodelas); • pembas branca, marrom e vermelha; • licor de chocolate.

Este ano, no próximo dia 21 de Junho, quinta feira, estaremos realizando a nossa homenagem à Xangô.
Com isto procuramos agradecer e captar as energias que este Orixá domina para nossas vidas.
É difícil falar de modo que se possa fazer entender, nossa compreensão enquanto seres encarnados não nos permite.
Mas, pensem em Orixás como emanações, particulas de Deus. Como gotas de chuva, todas partem da mesma nuvem,, vão assumindo os contornos do lugar onde caem, não perdem a identidade. Ok?
Se assim vocês pensarem, sentirem, estarão entrando em Casa. E nossa Casa é a Umbanda, Deus.
E Deus, é Aquele que Mora e Existe em nossos corações!
Paz










terça-feira, 19 de junho de 2012


Para ilustrar o nosso primeiro post, vamos falar um pouco mais sobre a Umbanda:

O QUE É A UMBANDA
Vejamos o que nos diz o Aurélio:
Verbete: umbanda.
.
[Do quimb. umbanda, 'magia'.] S. m.
1. Bras. Forma cultual originada da assimilação de elementos religiosos afro-brasileiros
pelo espiritismo brasileiro urbano; magia branca.
2. Bras., RJ. Folcl. Grão-sacerdote que invoca os espíritos e dirige as cerimônias de
macumba. [Var.: embanda.].


UMBANDA é religião !
Se dentro da Umbanda conseguimos nos religar com Deus, conseguimos tirar o véu
que cobre nossa ignorância da presença de Deus em nosso íntimo, então podemos chamar
nossa fé de Religião. Como mais uma das formas de sentir Deus em nossa vida, a
Umbanda cumpre a função religiosa se nos levar à reflexão sobre nossos atos, sobre a
urgência de reformularmos nosso comportamento aproximando-o da prática do Amor de
Deus.
A Umbanda é uma religião lindíssima, e de grande fundamento, baseada no culto
aos Orixás e seus servidores: Crianças, Caboclos, Preto-velhos e Exus. Estes grupos de
espíritos estão na Umbanda "organizados" em linhas: Caboclos, Preto-velhos, Crianças e
Exus. Cada uma delas com funções, características e formas de trabalhar bem específicas,
mas todas subordinadas as forças da natureza que os regem, os ORIXÁS.
Na verdade a Umbanda é bela exatamente pelo fato de ser mista como os
brasileiros, por isso é uma religião totalmente brasileira.


 Créditos:  Texto extraido do livro: Curso de Umbanda. Sociedade Espiritualista Mata Virgem.




Bem Vindos ao mais novo blog interativo da Cabana Espírita São Jorge!
Aqui vocês poderão encontrar datas dos eventos, informações e artigos sobre a Umbanda.
Aqui também os membros da Cabana poderão interagir, tirar duvidas e se inteirar dos assuntos.
Sem mais, bem vindos ao blog!
E lembrem-se: Nosso site já está online, algumas páginas ainda em construção, as páginas de contato e calendário já estão ativas!
www.cabanaespiritasaojorge.com.br